07 julho, 2006

A Arte em São Paulo (Parte I)

No último domingo(2) viajei para São Paulo com o intuito de lá poder entrar em contato com a produção artística brasileira e mundial. Foi o propósito não só meu, mas dos que comigo excursionaram. A Pinacoteca, o Museu de Língua Portuguesa e o Masp (Museu de Artes de São Paulo) são espaços próprios e de visita obrigatória para todos, principalmente para àqueles que se interessam por História da Arte. Não obstante para os alunos de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá.

Na Pinacoteca, a arte do século XIX e contemporânea contemplam a construção que inaugura em 1905 o primeiro museu do Estado de São Paulo. O acervo abriga atualmente cerca de 5mil obras, das quais algumas são de artistas renomados como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Em toda a visita tivemos o auxilio de um guia, Bob, (para fazê-lo lembrá-lo por seu interesse) que nos fez discutir com nossas leituras das telas. O contraponto, a quebra dos conceitos conforme os séculos foi revivenciada na prática, após longas teorizações em sala de aula na disciplina Estética e Cultura de Massa. Nossa professora Daniela Pistorello penso ter ficado feliz pelo aprendizado. Experiência maravilhosa e que lhes indico.

O museu é aberto de 3º a domingo, das 10h às 18h e se localiza na Praça da Luz, nº 2, tel. 229 9844 de frente ao Metrô Luz ou Tiradentes, ou Estação da luz como é mais conhecido. Neste, o Museu da Língua que fica ao lado também é uma visita obrigatória e completará seu tur cultural num só dia. O valor da entrada na Pinacoteca é R$ 5 (R$ 2 para estudantes). Grátis às 5º feiras.

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Olá, adorei seu blog, um primor. Vou indicá-lo nas minhas página, aguarde, avisarei.
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com