29 julho, 2006

A Arte em São Paulo (ParteII)

O Museu da Língua Portuguesa foi o melhor passeio em São Paulo. O grande prédio, localizado no Bairro da Luz abriga um mundo diferente, que se torna uma viagem ao mundo das palavras.
Já num primeiro momento, quando assistimos uma apresentação em vídeo numa sala nos nos preparamos algo novo. Ao término desta, a tela se suspende e entramos num cenário de luzes, é a
Praça da Língua onde desenhos, vozes e declamações poéticas nos pegam pela curiosidade em meio ao escuro e nos levam ao mundo maravilhoso da literatura.















Ambiente totalmente poético. Ao término das declamações de várias personalidades da música e literatura com imagens e muitos efeitos especiais, nós que ali estávamos pudemos ainda nos deleitar ao chão com todos aqueles poemas. Simplesmente maravilhosos e distribuidos de tal forma que já nos fazia apaixonar num primeiro instante por este museu.















A viagem continua na
Grande Galeria, um grande corredor de mais de 100m em que vídeos e imagens passam simutaneamente constituindo temas como música, futebol e culinária. No mesmo espaço há uma linha do tempo em que mostra a trajetória da sociedade e sua língua materna. Monitores interativos também dão significados de palavras e citações de autores em vária línguas.


Na Exposição Temporária: Grande Sertão Veredas, sacos de terra do nordeste e varais com fios pendurados dão a ídéia da obra que completa 50 anos. Guimarães Rosa é homenagado sem dúvida pela composição do ambiente que lembra a aridez de um povo e as histórias de seus 7 principais personagens. Nesse espaço, até mesmo os sanitários possuem espelhos com fotografias específicas e que surpreendem pela ousadia, aliás todo o percurso!

Além do prédio ser um marco histório para a cidade paulista, quando construído pelos ingleses para levar o café ao porto de Santos, hoje ele continua a abrigar cultura essa que é das mais peculiares, a língua portuguesa. Vale a pena conferir O Museu da Língua Portuguesa, nem que seja essa a única visita que se tenha a oportunidade de fazer numa ida a cidade de São Paulo. Na verdade sou meio suspeita, pois como amadora incondicional das palavras, amo essa nossa língua-mãe.

O Museu fica na Praça da Luz, Estação da Luz. Está aberto de terça a domingo, das 10h-18h. A entrada de visitantes será permitida até às 17h e o ingresso custa 4reais, sendo meia-entrada para estudantes. Visite o
portal do Museu da Língua Portuguesa e faça uma pré-viagem.

Um comentário:

Fábio Pazzini disse...

Oi Amanda,
Pois se você tivesse vindo no começo de setembro, poderia ter passado numa exposição de fotos minhas lá na estação Luz do metrô, que é colada à estação de trem. Assim você veria ao vivo a foto que deu origem ao blog ArtesimbiÓtica artesimbiotica.blogspot.com

:)
Beijos